quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Um olhar novo para a cidade – com Cristiano Mascaro.

Publicada por Ana Paula à(s) 08:59

Olá!

Ando fazendo um exercício do olhar…- e encontrando nos mesmos lugares que percorro no meu dia-a-dia, uma nova paisagem, …- às vezes  melancólica, calma, agitada, colorida, …mas sempre surpreendente.  Faça este exercício também.

Como inspiração criativa, é tudo de bom! Em casa por exemplo, ando vendo como gosto de algumas coisas que nem percebia mais sabe? …É tudo tão automático no dia-a-dia, que o melhor a gente nem percebe…..

O trabalho e a sensibilidade do arquiteto e fotógrafo Cristiano Mascaro, foi o melhor exemplo que poderia dividir aqui com vocês em cima deste assunto.

Fotógrafo – vive e trabalha em SP (1944), e tem na arquitetura das cidades um dos eixos fundamentais da sua obra.

“Seu olhar tem a ver com a Paisagem Urbana – “A boa fotografia equivale sempre a uma reforma do nosso olhar” já dizia Antonio Candido. A rua está aí. Casas, postes, fios, carros, transeuntes, nos quadros de tijolos, cimento, pedras, asfalto. Estou entre eles, sou parte deles, por isto mesmo não os vejo. Apenas os enxergo vagamente, “voltado para a vida, absorto da vida” segundo o poema de Manuel Bandeira. Como parte do fluxo, sou incapaz de perceber a prodigiosa realidade plástica, móvel e imóvel que me envolve e me arrasta, banalizada pelo desgaste do cotidiano, pelo automatismo do hábito. Neste ponto surge o fotógrafo com sua câmera e me ensina a ver.”

É isto mesmo.

Para saber mais sobre a obra de Cristiano Mascaro – aqui!

Bjos e ótimo final de semana

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

 

Sweet Blog Chria